A primeira Agenda Transfronteiriça do Mercosul
No dia dia 16 de novembro de 2022, com a presença de 150 pessoas se apresentou no auditório da Intendencia Departamental de Rivera, Uruguai, a primeira agenda Urbana Transfronteiriça que leva nome Agenda Urbana da Fronteira da Paz.
Esse feito foi um marco para o Projeto Fronteira da Paz Sustentável que é cofinanciado pela União Europeia, e tem como principais parceiros o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e a prefeitura de Santana do Livramento e como parte interessada permanente, a Intendência Departamental de Rivera. Com uma alta adesão dos coletivos sociais de ambos os lados da fronteira continuou a apresentação da Agenda Urbana, que foi trabalhada por mais de 8 meses por seus respectivos atores de ambas as cidades, e os técnicos do projeto.
A abertura do encontro esteve a cargo da prefeita Ana Tarouco que enfatizou: “Livramento e Rivera farão história. Estamos aqui para apresentar a primeira Agenda Urbana Transfronteiriça do Mercosul. Somos uma sociedade unida com duas bandeiras, mas que dialoga para que juntos, coletivamente, possamos construir, não para hoje, mas um projeto para o futuro de nossas cidades. Esperamos que este projeto seja a chave para soluções para outras fronteiras e seja de grande ajuda para outros prefeitos”
Esteve presente também durante os dias da missão do território da parceira europeia, Maria Cristina Araújo, Gestora Operacional- Seção de Cooperação da Delação da União Europeia no Brasil, quem ressaltou que: “Essa iniciativa junto do nosso marco da nossa cooperação com o Brasil. Este projeto foi escolhido como prioridade por abranger a transformação dos escolhidos com cidades Sustentáveis, integradas e visando a inclusão social. Esse projeto contribui para a integração”
O Ministro Tabaré Viera do Uruguai, que lamentou por não poder participar, enviou uma nota desejando um bom desenvolvimento do projeto. O secretário geral do Eixo Atlântico, Xoán Vazquéz Mao, agradeceu a presença de todos os presentes e ressaltou o alto nível da participação das universidades, coletivos, a administração pública, o Intendente de Rivera e a Ana Paula Alonso, por ajudar a harmonizar as diferenças que existem por não terem leis em comum.
Ele comentou: “ É uma agenda bem feita. Ela recolheu muitas propostas para expressar como eles querem as suas cidades. É hora de começar um plano de ação e vocês serão mais protagonistas do que nunca” Antes de começar a apresentação, o diretor geral da Intendência de Rive, Jose Mazzoni disse: “esse é um momento histórico. É a primeira Agenda Binacional. Isso não é comum na América Latina, pensarmos em uma agenda para daqui a 10 anos. Ressaltamos a necessidade que vamos ter de ambas as prefeituras de institucionalizar este projeto que transcende o âmbito político de nosso países.
Deixo os cumprimentos do Intendente Richard Sander e aos demais participantes do governo departamental. Seguimos colaborando com o projeto de forma comprometida.